Quero ir, devo ao Ginecologista? Mas falar para minha mãe? (~~*;*)~~



Oiii... pelo titulo já deu para saber do que se trata, né! Bom dou escola dominical para adolescente de 10 a 14 anos na minha igreja e já me indagaram isso algumas vezes então acho que pode ser duvida de muitas garotas e resolve falar disso no blog. 
Sei que para nós evangélicas esse tipo de coisa na adolescência pode até ser um tabu, mesmo para nós que já somos mais velhas, mas é muito necessário para nossa saúde e as vezes sentimos vergonha de tirar duvida e conversar com as nossas mães e as vezes nem sempre tem alguém para tirar nossas duvidas. 

Durante a adolescência, o corpo muda, vem a primeira menstruação que pode variar a idade de pessoa para pessoa, crescimento dos seios, inchaços, dores... Já nas jovens geralmente a partir dos 20 anos podemos ter uma disfunção de hormônios e por ai vai, para isso é necessário tanto as adolescente quanto as jovens terem um acompanhamento do ginecologista depois do primeiro ciclo. E não! Esse tipo de consunta não se restrita somente a mulheres casadas. 
Você sabia? Que o excesso de espinha, queda de cabelo, excesso de cabelo nos braços, virilha e em outras parte do corpo, pode ser devido a disfunção de hormônios e uma visita ao genecologista é fundamental para tratar isso, que pode trazer grande consequências como até a infertilidade.
Medo é um dos grandes problemas, seja o medo de ter um exame estranho, se vai ter que tirar a roupa ou que acha que as pessoas vão estranhar achando que você vai fazer alguma coisa errada... E por ai vai... Geralmente a primeira consunta é super tranquila, vão apenas te fazer perguntas e fazer exames superficiais. Muitas jovens acham que se são virgens não é necessário, mas não é verdade, como vimos acima é mais uma questão de saúde.

Uma dica: 

* Se não tiver como pagar, os postos médicos sempre tem um dia da semana que disponibilizam esse serviço, procure se informar na unidade de saúde da sua cidade.
*Se tiver vergonha procura por uma ginecologista mulher, para primeira consunta, converse com sua mãe, seja sincera que você tem duvidas, sei que ela vai entender. Lembre-se ela já passou por isso.


Certo! Bom vou ficando por aqui... espero que tenha ajudado... mais perguntas pode deixar um recado que irei responde-lo... kissuss


Nenhum comentário:

Postar um comentário